Contabilidade
HomeBlog

Receita Saúde: entenda o que é e veja como emitir recibos pelo sistema!

O Receita Saúde é obrigatório a partir deste ano. Entenda como ele funciona e como emitir os recibos por esse aplicativo

Escrito por
Osni Rodrigues
01/2025

Desde janeiro de 2025, a emissão de recibos para serviços de saúde realizados por profissionais que atuam como pessoas físicas deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo Receita Saúde ou pelo Carnê-Leão Web.

Essa novidade ainda está gerando muitas dúvidas, como: quais são as categorias profissionais obrigadas a usar o sistema? Onde baixar o Receita Saúde? Como treinar secretárias para preencherem os recibos e muitas outras questões.

Por isso, preparamos este guia que irá ajudá-lo a entender todos os detalhes do Receita Saúde!

O que é o Receita Saúde?

O Receita Saúde, também conhecido como Recibo Eletrônico de Serviços de Saúde, é um sistema de emissão de recibos para serviços de saúde, criado pela Receita Federal.

Ele foi regulamentado pela instrução normativa n.º 2240, de 11 de dezembro de 2024 e se tornou obrigatório para alguns profissionais de saúde a partir do dia 01/01/2025.

Quem é obrigado a usar o Receita Saúde?

O Receita Saúde é obrigatório para profissionais de saúde que realizarem um atendimento como pessoas físicas.

As seguintes categorias profissionais são obrigadas a utilizarem esse aplicativo quando atenderem seus pacientes na condição de pessoas físicas:

·       dentistas;

·       fisioterapeutas;

·       fonoaudiólogos;

·       médicos;

·       psicólogos;

·       terapeutas ocupacionais.

Quem não precisa usar o Receita Saúde?

O uso do Receita Saúde não é necessário para os profissionais de saúde que atuam como Pessoas Jurídicas (PJ), pois esses profissionais já utilizam a Declaração de Serviços Médicos de Saúde (DMED).

Como emitir recibos médicos pelo Receita Saúde?

Para emitir recibos por esse sistema, é preciso baixar o Receita Saúde em um smartphone.

A emissão dos recibos pelo Receita Saúde deve ser feita pelo aplicativo próprio da Receita Federal, que pode ser baixado:

·       na loja de aplicativos para Android;

·       na loja de aplicativos para IOS.

Agora que você sabe onde se baixa o Receita Saúde, lembre-se de que é muito importante se certificar de baixar o aplicativo oficial, pelos links corretos (mencionados acima) ou pela loja de aplicativos do seu smartphone.

Print de tela de uma loja de aplicativos mostrando o aplicativo da Receita Federal
Tela da Google Play Store onde pode ser baixado o app da Receita Federal

Após fazer o download do aplicativo da Receita Federal, clique no menu ao lado esquerdo da tela e procure a opção Receita Saúde.

O acesso ao sistema é feito pela Plataforma Gov.BR. Essa plataforma é a mesma usada para uma série de serviços governamentais, como a CNH eletrônica.

Contudo, para a emissão de recibos médicos, é necessário que a sua conta tenha um nível de segurança nível prata ou nível ouro.

Tela do aplicativo da Receita Federal, mostrando a opção "Receita Saúde"
Tela do aplicativo da Receita Federal, mostrando a opção "Receita Saúde"

Como aumentar o nível da conta Gov.BR?

Para ter uma conta nível prata, segundo o site do Governo Digital:

·   reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);

·   validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;

·       validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE. (Apenas se você for servidor público federal).

Para ter uma conta nível ouro no Gov.BR:

·       Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);

·   Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);

·       Validação dos seus dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil;

Para aumentar o nível da sua conta Gov.BR, acesse o aplicativo Gov.BR (Android ou IOS) ou o site dessa plataforma e clique na opção “Aumentar Nível”, como mostra a imagem:

Tela da página Gov.Br. Crédito: Reprodução

Além disso, o profissional de saúde também precisa estar cadastrado no Carnê-Leão Web. Você sabe como se cadastrar no Carnê-Leão Web?

Como se cadastrar no Carnê-Leão Web?

·       Acesse o Portal e-CAC;

·       Clique no botão “Declarações e Demonstrativos”;

·       Clique na opção “Acessar carnê-leão”;

Para realizar esse cadastro, você precisará informar que é um trabalhador autônomo na Ficha Configuração.

Em seguida, deve preencher os dados da ficha Identificação, adicionando sua ocupação (médico, fisioterapeuta etc.) e o número do registro profissional.

Não é possível utilizar o Receita Saúde sem um registro profissional ativo.

Como preencher o Receita Saúde?

O preenchimento do recibo pelo aplicativo é simples. Basta preencher com as seguintes informações:

·       CPF do pagador;

·       CPF do beneficiário do serviço ou do pagador, caso ele mesmo seja o beneficiário (paciente/cliente);

·       valor do serviço;

·       data do pagamento.

Tela de um recibo do aplicativo Receita Saúde ainda não preenchido. A tela mostra os campos: CPF do pagador; CPF do beneficiário; Valor e Data do pagamento
Tela de um recibo do Receita Saúde.

Só o profissional de saúde pode preencher o recibo no Receita Saúde?

Não. Outras pessoas podem fazer isso, desde que autorizadas pelo profissional de saúde, por meio de uma procuração eletrônica, emitida pelo portal e-CAC, da Receita Federal.

Para emitir a procuração eletrônica, siga os seguintes passos:

1.     Acesse o portal e-CAC e se logue com a sua conta Gov.BR;

2.     Selecione a opção: “Senhas e Procurações”;

3.     Selecione “Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para

4.     e-CAC”;

5.     Na tela seguinte, escolha a opção “Cadastrar Procuração”;

6.     No formulário que será exibido informar: o CPF do representante, a data de validade da procuração (opcional), e selecionar a opção “IRPF, – Carnê-Leão Web”.

Dessa maneira, funcionários do seu consultório, como a sua secretária, poderão emitir recibos pelo Receita Saúde.

É possível usar o Receita Saúde pelo computador?

Sim, é plenamente possível emitir os recibos usando um computador ou notebook. Para isso, a emissão do recibo precisa ser feita pelo Carnê-Leão Web, seguindo os seguintes passos:

1.     Acesse o Portal e-CAC e se logue usando sua conta Gov.BR;

2.     Clique no botão “Declarações e Demonstrativos”;

3.     Clique em “Acessar Carnê-Leão”;

4.     No site do Carnê-Leão, clique na opção “Rendimentos”;

5.     Clique na opção “Receita Saúde”.

Como cancelar recibo no Receita Saúde?

O recibo emitido pelo Receita Saúde pode ser cancelado em até 10 dias, a partir da data de emissão, caso ele tenha sido preenchido incorretamente, haja duplicidade ou outra situação que justifique o seu cancelamento.

Nesse caso, basta acessar o sistema do Receita Saúde pelo aplicativo ou pelo Carnê-Leão, localizar o recibo que será cancelado e cancelá-lo.

Não consigo visualizar meu perfil profissional no Receita Saúde. O que pode estar acontecendo?

O acesso ao perfil do Receita Saúde pode apresentar erros quando o conselho profissional não envia as informações cadastrais para a Receita Federal.

Isso é mais comum para profissionais recém inscritos em seus conselhos. O prazo para atualização é de até 30 dias a partir da data de inscrição ou atualização de dados.

Caso você esteja registrado em mais de um conselho, poderá emitir recibo de acordo com o atendimento realizado. Na hora de emitir o documento, selecione a ocupação correspondente.

O que muda para o paciente com o Receita Saúde?

O paciente também terá acesso ao Receita Saúde, podendo acessar os seus recibos. Isso facilitará a declaração do Imposto de Renda dessa pessoa, ajudando-a a comprovar os gastos com procedimentos de saúde, o que pode lhe gerar restituições financeiras.

Sendo assim, os pacientes que forem atendidos por médicos, ou outros profissionais que usem esse sistema, não precisarão mais salvar os recibos impressos.

O que acontecerá se o profissional da saúde não usar o Receita Saúde?

Para aqueles que emitirem incorretamente os dados dos recibos, ou que simplesmente ignorarem essa emissão, a  instrução normativa n.º 2240, de 11 de dezembro de 2024, prevê a aplicação das punições que já eram estipuladas pela MEDIDA PROVISÓRIA N.º 2.158-35, DE 24 DE AGOSTO DE 2001.

Essas punições podem ir desde a apresentação de informações à Receita até o pagamento de multas.

Sendo assim, nós, da Avant Gestão Financeira, recomendamos fortemente que os profissionais da Saúde usem o novo sistema, evitando dores de cabeça futuras.

Quais as vantagens do Receita Saúde?

A principal vantagem do Receita Saúde para os profissionais é que ele facilita a emissão de recibos, eliminando a necessidade de fazer o preenchimento manual e o armazenamento desses documentos, pois tudo agora passa a ser digital.

Para o paciente, essa também é uma boa notícia, pois ele terá os recibos digitalizados na palma de sua mão, com essas informações sendo usadas automaticamente pela Receita para o cálculo de sua dedução de despesas na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda.

Quais as desvantagens do Receita Saúde?

A principal desvantagem é a dependência da tecnologia. Caso o sistema apresente falhas ou o consultório fique sem conexão com a internet, será preciso anotar os dados manualmente para emiti-los mais tarde, o que pode gerar mais trabalho.

Além disso, existem penalidades para quem não usar o sistema ou preencher incorretamente os recibos. Há ainda a necessidade de passar a acompanhar as eventuais atualizações de regras da Receita ou dessa plataforma.

Em alguns casos, será preciso gerar DARF e INSS mensalmente.

Por isso, mesmo profissionais que atuam como pessoas físicas devem buscar suporte contábil especializado no setor da Saúde — e a Avant poderá lhe ajudar!

Como a Avant pode lhe ajudar a economizar usando o Receita Saúde?

A Avant Gestão Financeira é uma empresa especializada em contabilidade, planejamento financeiro, tributário e gestão de RH para profissionais do setor da saúde, incluindo clínicas e consultórios.

Uma das formas que encontramos para ajudar essas pessoas a economizarem com o pagamento de tributos é por meio do planejamento tributário para empresas de saúde.

Se você quer ter acesso a planejamento tributário gratuito e personalizado, agende uma reunião com o nosso time.

Por meio desse link, você poderá conversar com um dos nossos especialistas, sem nenhum custo, e esse profissional desenvolverá um planejamento tributário gratuito para você, seu consultório ou clínica!

Aproveite essa oportunidade, pois ela é por tempo limitado!

Clique no link e agende sua reunião agora mesmo!

Muitos clientes da Avant Gestão Financeira passam a economizar muito dinheiro com o nosso planejamento tributário — dinheiro esse que pode aumentar as margens do consultório, ser reinvestido no negócio etc.

Como vimos, essa mudança já está valendo e ignorá-la trará prejuízos ao seu planejamento tributário. O Receita Saúde deve ser incorporado à rotina do seu consultório o quanto antes, evitando problemas, como o pagamento de multas.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender o seu caso específico? Entre em contato com o time da Avant Gestão Financeira e converse com uma equipe especializada no setor de saúde!

 

Osni Rodrigues
Sócio & COO

Contador com 10 anos de experiência na área da Saúde, formado em Ciências Contábeis na Universidade Estácio de Sá e Pós Graduação em Controladoria na Universidade Candido Mendes.

Pronto para começar? Junte-se à maior referência em contabilidade e gestão no setor da Saúde.

Comece agora

Assine nossa newsletter

Receba materiais que ajudarão em sua rotina, no negócio de saúde, como atualizações, lançamentos de produtos e eventos futuros.

Obrigado! Você está inscrito para receber nossos conteúdos.
Algum erro aconteceu ao enviar o formulário. Tente novamente